quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Só hoje vi Helena...








(Arte: Amedeo Modigliani)




À Helena (in memorian)


Hoje, só hoje, vi Helena
como nunca tinha visto.

Helena não era de Tróia
- apesar de sua beleza.
Helena não protagoniza
o romance machadiano.
Helena era tão-só-grandemente
a esposa de meu primo Lúcio
e a mãe de seu filho, Luquinhas.

Mas hoje, só hoje, vi Helena:
a tez branca, muito límpida
e a paz cristalizada
em seu quase sorriso mudo.

Não pudemos dizer nada,
nenhuma palavra trocamos.
Ela, muito discreta,
eu mesma emudeci.

Pensei em nossos 34 anos
(nos dela e nos meus)...
Mas o que importa a idade
se nos marca o irreparável?

(VaneideDelmiro)


"Morre-se! As matemáticas eu entendo mais" (Adélia Prado)

2 comentários:

Camilla Tebet disse...

muito triste só hoje vc ver Helena. è mais fácil entende matemática mesmo.
Um beijo solidário.

Mari Monici disse...

E eu que nada entendo da matemática preifor mil vezes qualquer outra equação, que não seja este balanço entre vida e morte...que esta presente em tudo, não é? Um beijo