quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Prazo de Validade Vencido


Adiar, adiar, adiar: eis o famigerado verbo do presente...

(VaneideDelmiro)




Guardei na geladeira a edição especial de Danette Ovomaltine para saboreá-la em uma dessas noites quentes de dezembro. Parecia perfeito. E seria, não fosse meu esquecimento. Quando lembrei, o susto: o rótulo anunciava o prazo de validade vencido.

Enquanto me livrava do conteúdo e da embalagem - e tentava não me frustrar mais com um novo sabor adiado / desperdiçado - não pude deixar de pensar nos movimentos que, amiúde, fazemos ao longo da vida. Reservamos a melhor roupa, o melhor perfume, a melhor louça, o melhor afeto, a melhor palavra, aguardando ocasiões especiais.

Às vezes elas demoram a chegar. Noutras, sequer nos damos conta de que elas estão acontecendo a todo instante, bem ao nosso lado, a um palmo do nosso nariz.

A bem da verdade estamos todos imersos em uma grande ocasião especial chamada VIDA, cuja edição é única e, no entanto, continuamos esperando, esperando, esperando sentir um sabor que diária e preciosamente nos é oferecido.

Agora que a proximidade do ano novo acena com seus apelos de renovação, um desejo consumista me invade: sorver a vida em 2011, em cada grão, gota, partícula. Sem desperdício.

Esse é também o meu desejo para os leitores - e os não leitores - deste Blog.


(VaneideDelmiro)



A vida é um dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando se vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor de nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se fosse me dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...

(Mário Quintana)






4 comentários:

Marcantonio disse...

A nossa capacidade de adiamento só não é mais trágica porque uma parte do que deixamos de viver pode, de alguma forma, ser reciclada, desde que a percebamos e a separemos com cuidado.

Como seu leitor desejo-lhe uma felicidade consumida diariamente, na própria data de fabricação.

Abraço.

Anônimo disse...

Belíssimo texto... É verdade, adiamos as coisas pensando num tempo futuro que nunca chega, quebrar esse nosso estado é uma lição diária, senão eterna. Andei um pouco sumido por causa dos afazeres acadêmicos e do trabalho que me tomavam todo o tempo, mas agora é férias na universidade. Estou de volta e com muita SAUDADE desse cantinho maravilhoso que é o seu blog.
Desejo a vc e para seus familiares um Natal cheio paz, saúde e amor. Que o ano que se aproxima seja cheio de realizações e que nenhum sentimento possa deixá-los adiar.

Com carinho,
Marcelo Cavalcanti

Ludmila Clio disse...

Simples assim... quando vemos, quando nos damos conta... puff! Passou. Daí nos vem aquele sentimento de frustração, de impotência... horríveis de sentir. A gente vai guardando, guardando, esperando a hora especial, sem se dar conta de que a hora especial é agora, irrevogável, irrepetível... que em 2011 de fato aproveitemos a fundo todos os seus sabores e momentos!

Lindo o texto, lindo mesmo!!
Bjão, super 2011 pra ti!!

Jorge de Siqueira disse...

Perfeito. E mais um ano se passou...