sábado, 9 de agosto de 2008

Apaixone-se...

"Muita coisa importante falta nome"
(G. Rosa / Grande Sertão: veredas)




Acreditei ingenuamente que a escrita fina deslizando na folha macia pudesse suavizar palavras, mas temo ter me equivocado.

A impressão é a de que acordei e, no entanto, todas as palavras dormem um sono profundo, sem que eu possa despertá-las. Então, eu fico querendo dizer sem saber como fazê-lo.

Perdão e desculpa são palavras que me envergonham: as usei tantas vezes. Banalizaram-se? Não, as banalizei. Mas quando as pronuncio, acredite, ainda são sinceras.

Saudade, palavra superdimensionada. Bobagem, ninguém vai morrer ou esquecer, mesmo parecendo que sim.

Atenção e carinho desenham-se de tantas formas... É preciso alguma sensibilidade.

Cuidado, palavra terna, porém perigosa. Tanta ternura pode ser esmagadora.

Egoísmo, uma espécie de sobrenome; tenho descoberto... Palavra com raiz forte assim é difícil de arrancar. Sofre o jardineiro, sofre a rosa e os espinhos também não deixam de sentir.

Má interpretação, expressão afermentada em excesso. Rainha dos desentendimentos.

Amizade, palavra que não cansa, mas é preciso reconhecer, sim, um certo cansaço. Afinal o é que a amizade sem a espontaneidade no falar e no sentir? Um protocolo de ações de uniforme limpo e engomado, sem o menor sinal de contato humano.


Amor, palavra que cala qualquer outra...

(...)

Estou indo embora.

Desculpe (que vergonha!!!) a minha inabilidade pra te compreender. Não posso extirpar as tuas dores, tampouco te livrar das intempéries. Mas a cada dia tenho a consciência monstruosa de que te proteger de mim ajudaria bastante. É terrível fracassar tantas vezes.

Desejo-te VIDA: ampla, verdadeira, iluminada.

Apaixone-se! Por uma causa, uma pessoa, uma idéia, um sentido, pois em nenhuma outra situação se é tão forte, contraditoriamente.

(VaneideDelmiro 2006/2007)

Um comentário:

Paixão, M. disse...

Pequeno dicionário muito útil e verdadeiro... Gosto de parar e pensar nas palavras também. Também outros jeitos não usuais. Gosto de reparar em como algumas pessoas tem afeição a determinadas palavras e... em como sempre acho que tem algo errado na palavra recíproca. Como soa desajeitada!

Dias apaixonantes para você, escritora :)

beijos!